Missão Urbana

União Central Brasileira

Você não é um ninguém

Vamos fazer um teste. Puxe uma folha de papel rascunho do seu banco de memória e veja quão bem você se sai nas questões a seguir:

1.     Quem ensinou Martin Luther King sua teologia e inspirou sua tradução do Novo Testamento?

2.     Quem visitou Dwight L. Moody em uma loja de sapatos e falou para ele sobre Cristo?

3.     Quem encorajou e trabalhou junto com Harry Ironside como seu pastor associado?

4.     Quem foi a esposa de Charles Haddon Spurgeon?

5.     Quem foi a senhora que orou fielmente por Billy Graham por mais de vinte anos?

6.     Quem financiou William Carey em seu ministério da Índia?

7.     Quem reanimou o apóstolo Paulo naquela masmorra romana enquanto ele escrevia sua última carta a Timóteo?

8.     Quem ajudou Charles Wesley a ter início como compositor de hinos?

9.     Quem encontrou os manuscritos do Mar Morto?

10.  Quem pessoalmente ensinou G. Campbell Morgan – o “expositor inigualável” – suas técnicas no púlpito?

11.  Quem foram os pais do bom e talentoso profeta Daniel?

E então? Como se saiu? Mais de cinqüenta por cento? Talvez vinte e cinco por cento? Não muito bem?

Antes que você se desculpe por sua inabilidade, chamando o jogo de trivial, melhor parar e pensar. Se não fosse por causa desses desconhecidos – esses “ninguéns” – uma enorme parte da história da igreja estaria faltando. E muitas vidas estariam intocadas.

Ninguéns.

Não foi Jim Elliot, mártir, mensageiro do evangelho com um grupo de amigos para os Aucas para trabalhar como missionário? Algo como um grupo de ninguéns tentando exultar Alguém. Mas não confunda anônimo com desnecessário. Caso contrário, o corpo todo estaria aleijado… até paralisado…ou, na melhor das hipóteses, terrivelmente atordoado já que a maioria dos membros dentro do corpo se adoeceriam de auto-piedade e desencorajamento. Encarem isso, amigos, a Cabeça do Corpo é óbvia! É a sua prerrogativa divulgar a uns e esconder outros.

Se é o Seu desejo que Ele o use como Melanchthon e não como um Lutero…ou como um Kimball e não como  Moody… ou como Onesíforo e não como Paulo… ou como um recepcionista ou diácono e não um Bullón, relaxe! Melhor do que isso, louve a Deus! Você está entre o grupo de elite mencionado em 1 Corintios 12: “Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários… Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela”.

Se não fossem pelos heróicos “ninguéns”, nós não teríamos excelentes profissionais para a liderança da igreja. Ou um coral de qualidade quando todos se reúnem. Ou zeladores para limpar quando todos já foram embora. Ou comissões para proporcionar  dezenas de atividades nos bastidores. Ou missionários voluntários que reunem sua equipe em casa ou trabalham na obscuridade além mar com somente poucas pessoas.

Pense um pouco sobre isso. Se não fossem pelos fiéis “ninguéns”, você não teria esse artigo em suas mãos agora. Ninguéns… exaltando Alguém. Você é um? Então me escuta: São os “ninguéns” que Alguém escolhe tão cuidadosamente. E quando Ele escolheu você para esse papel, Ele não te considera um ninguém.

Coragem!

Aprofundando suas raízes
Provérbios 27:2, 1 Cor. 12:12-26, Hebreus 11.
Growing Strong In The Seasons Of Life

OBS: Se você gostou e quer mais artigos como este, então divulgue!