Porta Lateral x Porta Frontal: Como abrir ministérios para alcançar pessoas nas cidades
A receita para o crescimento de uma igreja é simples: mais pessoas devem ENTRAR em que SAIR. Mas, o fluxo positivo das pessoas não é tão simples. Enquanto a portas da frente fornecem uma maneira para as pessoas a virem à sua igreja, portas laterais fornecem uma maneira para a sua igreja ir às pessoas da comunidade. Portas laterais são uma das melhores maneiras para sermos “testemunhas [de Cristo] … até os confins da terra” (Atos 1:8).
1. O QUE É UMA PORTA LATERAL?
A porta lateral é um ministério, um pequeno grupo ou um programa patrocinado pela igreja em que um não-membro pode tornar-se confortavelmente envolvido com a igreja em uma base regular. O objetivo é comunicar o evangelho às pessoas em seu ponto de necessidade. Não é algo restrito aos pastores e outros oficiais da igreja. Em vez disso, o ministério é algo em que cada cristão pode e deve estar envolvido. A chave para um ministério eficaz envolve o uso dos dons espirituais para atender às necessidades das pessoas. O ministério encontra as pessoas com suas necessidades sentidas e as leva à sua necessidade final de Cristo e da salvação.
2. POR QUE ABRIR UMA PORTA LATERAL?
Mais pessoas serão alcançadas
Mais dons espirituais serão usados
Mais tipos diferentes de pessoas serão alcançadas
Mais membros serão envolvidos no service
Mais novos membros permanecerão
Mais grupos iniciados significa mais crescimento da Igreja
3. COMO ABRIR UMA PORTA LATERAL?
Passo 1: Pregue e ensine. Uma série de sermões pode abordar o fato de que cada pessoa é única e possui interesses e experiências especiais concedidas por Deus. O ensino pode aumentar a sensibilidade das pessoas para o fato de que Deus pode estar empurrando-os para um novo ministério. Após o sermão, passe o seguinte cartão:
“Eu desejaria…”
Quando eu penso sobre nossa igreja e sobre atividades que poderiam fazer a diferença para as pessoas nesta comunidade, seria bom se pudéssemos ter um ministério para …
Se você está interessado em ajudar a tornar o seu desejo em realidade, escreva o seu nome e informações de contato abaixo. (As chances de algo acontecer serão grandes se você estiver disposto a fazer parte.) Em seguida, coloque este cartão na cesta de ofertas ou entregue ao recepcionista. Estamos ansiosos para saber de você! Obrigado
Nome:__________________________
Telefone: _______________________
E-mail: _________________________
Faça uma Pesquisa Congregacional
Modelo de pesquisa
Obrigado por tomar alguns momentos para completar a pesquisa a seguir. O propósito de solicitar esta informação é desenvolver um “perfil de personalidade” da nossa igreja para identificar dados comuns tais como idade, interesses, preocupações, estado civil, status familiar, etc. Se você é um membro ou frequentador regular de nossa igreja, apreciaria se pudesse dedicar um tempo para completar e retornar esta pesquisa. À medida que o perfil de nossa igreja se torna mais claro, poderemos explorar maneiras de sermos mais eficazes no ministério para e através do corpo de Cristo. Preencha um questionário por pessoa (treze anos ou mais).
Nascido no ano: __________
Estado civil
- Estou atualmente solteiro (marque uma caixa abaixo)
- Nunca se casou
- Divorciado; Número de anos desde o divórcio mais recente: ___________
- Viúvo: Número de anos desde a perda mais recente: ________________________
Outros:_____________________________________
- Estou atualmente casado (marque uma caixa abaixo)
- Primeiro casamento; Número de anos casados: __________________________
- Segundo casamento; Número de anos em casamento atual: _____________
- Terceiro casamento; Número de anos em casamento atual: _____________
- Estou atualmente separado: meses ou anos desde a separação: __________
Status da Família (marque todas as que se aplicam)
- Tenho filhos vivendo em casa. Listar o ano de nascimento de cada criança. _______________________________________________
- Tenho netos vivendo em casa. Listar o ano de nascimento de cada criança .________________________________________________
- Há uma ou mais crianças em casa que não estão biologicamente relacionadas comigo (família mista, adotada, custódia legal, adoção, etc.).
- Tenho filhos crescidos vivendo fora da casa.
- Tenho algumas crianças crescidas ainda em casa. Anote o ano de nascimento de cada criança ._______________________________________
- Eu nunca tive filhos.
- Tenho filhos menores (biologicamente relacionados) que não vivem em casa.
Interesses especiais
Os passatempos que eu gosto e o número aproximado de horas que eu gasto com cada hobby em um mês médio:
Passatempo Horas por mês
___________________________________________________
___________________________________________________
____________________________________________________
Preocupações Especiais
Além do que poderia ser considerado preocupações normais, eu me sinto particularmente preocupado:
- O meu casamento
- Minhas crianças
- Meus pais
- A minha saúde
- Meu trabalho
- Minhas finanças
- __________________________________________
Experiências de vida
Eu experimentei os seguintes eventos nos últimos cinco anos (marque todos os que se aplicam).
- Morte de um cônjuge
- Divórcio
- Tomou um empréstimo de mais de RS $ 100.000
- Mudei para abrigo / aposentadoria
- Separação conjugal
- Significativo sentimento de não ser querido / necessário
- Morte de um familiar próximo
- Desempenho pessoal excepcional
- Problemas físicos
- O cônjuge começou ou parou o trabalho
- Casamento ou novo casamento
- Vazio de objetivos de vida pessoal
- Mudança dramática nos padrões de comportamento pessoal
- Perda financeira de dinheiro de aposentadoria
- Diminuição significativa no contato com amigos
- Problemas com o chefe / supervisor
- Perda de capacidade de conduzir
- Problemas físicos menores
- Reconciliação conjugal
- Mudança significativa nos hábitos recreativos
- Aposentadoria
- Mudança significativa nas atividades da igreja
- Cônjuge confinado em casa de repouso
- Mudança significativa nas atividades sociais
- Mudança na saúde do membro da família
- Mudança significativa na condição financeira
- Mudança na frequência de encontros familiares
- Morte de um amigo próximo
- Mudança significativa nos hábitos alimentares
- Dificuldade em obter seguro médico
Passo 2: Forme uma Equipe
Passo 3: Pesquise Outros Ministérios
- Estudo de caso da igreja 1: [Nome da igreja]
- Estudo de caso da igreja 2: [Nome da igreja]
- Estudo de caso da igreja 3: [Nome da igreja]
- Organizações relacionadas
- Websites
- Artigos
- Livros
- Pessoas e Contatos
Descreva o Público Alvo
- Sexo
- Idade
- Estado civil
- Situação familiar
- Necessidades especiais
AUDIÊNCIA
|
|
Média de Idade
|
|
Status Marital
|
|
Problemas/Preocupações
|
|
Interesses/Necessidades
|
|
Etnia/Identidade Cultural
|
|
Sócio Econômico
|
|
Outras Características
|
Passo 4: Determine a Estratégia
Este passo está relacionado com a preparação e planejamento do novo ministério. O planejamento Gráfico Ministério (abaixo) vai ajudar a equipe de planejamento organizar as suas atividades de maneira mais estratégicas neste momento.
ATIVIDADES |
PRAZO |
RESPONSÁVEL |
CUSTO |
ESTÁGIO 1: NECESSIDADES EXTERNAS
A primeira conexão entre a igreja eo público-alvo deve ser em torno de suas necessidades sentidas.
PÚBLICO ALVO
|
OUTROS AFETADOS
|
|
1. NECESSIDADES
|
||
2. NOSSOS ALVOS
|
||
3. NOSSAS ATIVIDADES
|
ESTÁGIO 2: NECESSIDADES INTERNAS
Se necessidades sentidas são a única razão as pessoas vêm para o novo ministério de sua igreja, quando a necessidade sentida vai embora, igualmente irão as pessoas.
“As pessoas sentem-se desligados e isolados; elas estão procurando um lugar para pertencer e se sentir parte de uma família ou comunidade.
As pessoas sentem a pressão de um mundo agitado e estressante; elas estão à procura de um sentido de equilíbrio e de formas de gerir prioridades;
As pessoas sentem a superficialidade dos encontros com os outros; elas estão procurando relacionamentos autênticos;
As pessoas se sentem vazias e cansadas de se esforçar para realizar seus desejos através do trabalho, bens materiais, ou de entretenimento; elas estão procurando respostas espirituais para o seu vazio;
As pessoas se sentem sobrecarregados pelo ritmo de mudança em todos os aspectos de seu mundo; elas estão à procura de ajuda por transições.
No estágio 2, o simples objetivo é nutrir relaçionamentos entre aqueles que se envolveram no novo ministério.
PÚBLICO ALVO
|
OUTROS AFETADOS
|
|
1. NECESSIDADES
|
||
2. NOSSOS ALVOS
|
||
3. NOSSAS ATIVIDADES
|
ESTÁGIO 3: NECESSIDADES ETERNAS
O planejamento de atividades que supreme as necessidades eternas das pessoas, leva os planos do estágio 2 para um nível espiritual. Simplificando, a progressão do estágio 1 para o 2 e 3 é uma progressão do conhecimento para a amizade e daí para a confiança.
PÚBLICO ALVO
|
OUTROS AFETADOS
|
|
1. NECESSIDADES
|
||
2. NOSSOS ALVOS
|
||
3. NOSSAS ATIVIDADES
|
Passo 5: Divulgue seu Ministério
TAREFA PUBLICITÁRIA
|
PESSOA RESPONSÁVEL
|
DATA A SER COMPLETADA
|
CUSTO
|