Missão Urbana

União Central Brasileira

Liderança Espiritual

Charles Swindoll

Liderança é influência. Impactamos o mundo quando influenciamos outros.  Lord Montgomerry deixou implícito quando escreveu: “Liderança é a capacidade e a vontade de unir homens e mulheres para um propósito comum, através de um caráter que inspira confiança.” Nós poderíamos mencionar muitos nomes de grandes pessoas que fizeram justamente isso, não importa se elas foram militares, treinadores, políticos, executivos, vendedores ou religiosos. Influencia é o que melhor descreve o efeito de suas vidas.

Se me perguntassem para nomear algumas qualidades ou características normalmente encontradas em grandes líderes, seriam estas:

Entusiasmo                                             Otimismo
Persistência                                            Ambição
Competitividade                                    Conhecimento
Idéias                                                       Curiosidade
Independência                                       Amizade
Espírito de Aventura                             Segurança
Poder de Decisão                                  Integridade
Flexibilidade                                           Disciplina
Senso de Humor                                   Criatividade
Praticidade                                            Equilíbrio
Agressividade

Ninguém pode negar que essas qualidades são encontradas em líderes natos. Mas minha questão é: Essas qualidades são necessárias para líderes espirituais também? Antes de responder tão rápido, vou lhe falar sobre alguns líderes bíblicos. O mais incrível é que Deus escolheu pessoas que nós não escolheríamos.

Que tal o aposentado, inseguro, medroso e duvidoso Moisés? (Leia Êxodo 3:10-4:14). Ou o sem cultura, negativo, mal preparado, dogmático e atrapalhado Amós? (Conheça-o em Amós 7:10-17). E não ousemos esquecer o impulsivo, quase cego e orgulhoso Pedro, que freqüentemente sofria por falar mais do que deveria.

Não estou sugerindo que esses homens não tinham nenhum traço de liderança – mas eles quebraram o que nós consideramos hoje como “padrão de liderança”. Os líderes de Deus são diferentes… Freqüentemente com idéias novas, não conformistas, até estranhos de aparência, mas que amam Jesus Cristo desesperadamente e estão sempre disponíveis para Ele e Sua vontade. Essas pessoas (e você pode se uma delas!) possuem os ingredientes básicos de fé, visão, ensinamento, determinação, e amor – e estão envolvidos em mudar o mundo.

Quando eu li que Deus está procurando neste planeta por homens e mulheres (por favor, pare e leia 2 Crônicas  16:9 e Ezequiel 22:30), não encontro onde Ele tenha um molde padrão para que as pessoas se encaixem. Na verdade, alguns deles possuem as características mais estranhas que você pode encontrar. Se você duvida disso, confira aquela gangue pesada de 400 devedores, desorganizados e descontentes que rodearam Davi na Caverna de Adulão (1 Samuel 22:1-2). Eu me encontro extraordinariamente desafiado a rastrear esses homens pela vida do Rei Davi e descobrir que eles se tornaram sua tropa de elite, um corajoso grupo de homens – heróis, se preferir – de onde um grupo de líderes emergiu.

Eu acredito que você já deve ter antecipado a moral da história. Sejamos mais abertos, tolerantes e flexíveis, como Deus! Talvez você não caiba no molde. Talvez você não se encaixe no sistema e, então, começa a pensar: “eu não sou útil para Deus – nunca serei um líder no cristianismo”. Tenha animo! Eu até suspeito que vocês suspeitem que tenham filhos dissidentes. Escute, eles podem ser justamente o contrário. Deus não tem uma maneira única e distinta de liderança para os jovens. Se acalmem, pais! Esses jovens podem parecer estranhos e até soar estranhos para alguns adultos…Mas não vou perguntar o por quê. Tudo o que sabemos é que Deus está à beira de realizar algo grande através da liderança deles.

Deixe-me assegurar a você que se os adultos tivessem ignorado um adolescente repugnante, agressivo e teimoso há trinta anos atrás, este artigo nunca teria existido.

 

Aprofundando suas raízes
Êxodo 3:10-4:14; Amós 7:10-17; 2 Crônicas 16:9; Ezequiel 22:30

Ramificando
1. Escreva o nome de uma pessoa que você conheça e que está numa posição de liderança. Agora, escreva uma fraqueza que ele tem como líder. Ore por essa pessoa, e peça a Deus para dar a ele a força onde ele é fraco.
2. Você é um líder? Se sim, pergunte a Deus como você pode melhorar sua habilidade de liderar.
3. Com medo de liderar? Se sente totalmente inadequado? Tudo bem! Mas confira em seu coração se você está totalmente aberto e disponível para permitir que Deus te use como um líder se for a vontade dEle. Lembre-se de Moisés.