Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/missaourbana.org/public/wp-content/plugins/pa-plugin-utilities/classes/controllers/IASD_Menu.class.php on line 75
    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/missaourbana.org/public/wp-content/plugins/pa-plugin-utilities/classes/controllers/IASD_Menu.class.php on line 40 Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/missaourbana.org/public/wp-content/plugins/pa-plugin-utilities/classes/controllers/IASD_Menu.class.php on line 75

Missão Urbana

União Central Brasileira

Comunidades Étnicas

Estamos testemunhando a maior migração na história da humanidade. Os povos dos hemisférios estão se misturando e as cidades explodindo em crescimento. Cerca de 80% da população mundial estará morando em cidades até o ano 2050.

A composição étnica e racial da sociedade brasileira é resultado de uma confluência de pessoas de várias origens étnicas diferentes, dos povos indígenas originais, negros africanos, dos colonizadores portugueses, e de posteriores ondas imigratórias de europeus, árabes e japoneses, além de outros povos asiáticos e de países sul-americanos. Mais recentemente, vê-se um razoável crescimento na entrada de imigrantes no Brasil, vindos principalmente da Coreia do Sul, China, Bolívia, Peru, Paraguai, Haiti e de países africanos. Estes imigrantes, porém, não têm o impacto demográfico que tiveram as outras imigrações mais antigas no Brasil. Estima-se que o país tenha atualmente cerca de 600 mil imigrantes ilegais.

A migração é uma grande oportunidade para a evangelização mundial. Pessoas são trazidas a um ambiente e circunstancias de receptividade ao evangelho que não teriam em sua terra de origem.

Para justificar a segmentação étnica do ministério no Brasil devemos considerar o plano de Deus para chegar a todas as nações e povos. Esse raciocínio é biblicamente expresso na Grande Comissão de Mateus 28:19-20: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações [ethne- etnia], batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”

Os grandes centros urbanos hospedam vários grupos de diferentes etnias, que muitas vezes conservam as tradições dos antepassados mesmo em uma cultura diferente. Nesse cenário, as Comunidades Étnicas procuram desenvolver materiais culturalmente relevantes para esses grupos, além de prestar auxílio em questões de cidadania (imigração), adequação ao idioma e serviços sociais.

Além disso, as Comunidades Étnicas oferecem suporte para voluntários que quiserem aprender como preparar uma abordagem amigável e culturalmente apropriada para os grupos diferenciados. Além disso, esse Ministério Urbano trabalha para criar novas congregações voltadas para grupos étnicos específicos.

Contatos:

  • Judeus (Centro da cidade de São Paulo) – www.bbts.org.br
  • Árabes (Centro da cidade de São Paulo) – Pr. Márcio: (11) 3545–0900
  • Coreanos (Centro da cidade de São Paulo) – Pr. Kim: (11) 3545–0900
  • Nipo tradicional (Centro da cidade de São Paulo) – Pr. Márcio: (11) 3545–0900
  • Nipo Brasileira (Centro da cidade de São Paulo) – Pr. João Gomes: (11) 3545–0900
  • Hispânicos (Centro da cidade de São Paulo) – Pr. Ewert Arrais Guzman: (11) 3545–0900
  • Hispânicos (Zona Leste de São Paulo) – Pr. Wilson Condemayta: (11) 2129-2700

Outros projetos